Buscar
  • Renovatio

Doação de óculos na Amazônia

Atualizado: Fev 26

Um grupo de 15 médicos está percorrendo os rios Mamoré e Guaporé, na fronteira com a Bolívia, para levar atendimento a indígenas e ribeirinhos de comunidades isoladas. Esta é a primeira viagem dos voluntários desde que a pandemia da Covid-19 começou.


A embarcação que os médicos estão viajando é do governo do estado. Na viagem também estão farmacêuticos e biomédicos que fazem parte da ONG Doutores Amazônia.


A ação


Durante os dias 20 a 31 de outubro a @ong.renovatio em parceria com @doutoresdaamazonia junto com um grupo de 15 médicos percorreu os rios Mamoré e Guaporé, na fronteira com a Bolívia, para levar atendimento a indígenas e ribeirinhos de comunidades isoladas. Esta é a primeira viagem dos voluntários desde que a pandemia da Covid-19 começou.


Os atendimentos começaram na aldeia em Guajará-Mirim onde todas as equipes fizeram uma triagem com os moradores locais, onde os médicos indicam qual exame ou consulta cada indígena necessita.


Debaixo de uma árvore foi montada uma estrutura para fazer a testagem rápida para Covid-19, e ainda testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Nos sessenta primeiros testes, cinco deram positivos pra Covid-19. Os pacientes então recebem atendimento e orientação. Todos os testes de Covid-19 foram doados pelo @movimento2em2, maior campanha de testagem em massa organizado pela sociedade civil, que foi confundado pela #Renovatio.



Em nosso consultório oftalmológico todos quem tinham problemas de visão já saíram com o óculos e conseguimos doar mais de 2 mil óculos para adultos e crianças.


"Agora estou enxergando bem as letras, de perto. Antes eu tinha dificuldade de ler. Fiquei muito feliz com o óculos novo"

Rosidente Onorão





Esse ano está sendo um pouco diferente, novos obstáculos, mas o objetivo continua o mesmo: impactar positivamente a vida das pessoas.


Confira as fotos da viagem humanitária da ONG Renovatio na Amazônia:


Referências:

https://g1.globo.com/ro/rondonia/natureza/amazonia/noticia/2020/10/29/medicos-voluntarios-percorrem-rios-de-ro-para-atenderem-indigenas-e-ribeirinhos-durante-a-pandemia.ghtml

17 visualizações