Buscar
  • Renovatio

Ação Social no Haiti

Em parceria com a Unicesumar participamos do programa “Educação que Transforma”, que dessa vez levou médicos e voluntários para o Haiti.


Antes de mais nada, é bom entendermos qual a situação atual do Haiti, que é considerado um dos países mais pobres do mundo, e o mais pobre da América Latina:


O Haiti


O Haiti é um país em estado de calamidade. 80% da sua população vive em situação

de pobreza, com menos de US$2,00 por dia, além de diversos problemas sociais ligados à miséria e falta de educação, como a forte presença do narcotráfico, que corrompeu não apenas a força policial mas também o sistema judicial do país.

Quando falamos de Haiti também é importante lembrarmos que em janeiro de 2010 um terremoto devastou o país destruindo metade da sua capital, Porto Príncipe, e deixando cerca de 220 mil mortos e 1 milhão de sobreviventes sem abrigo - até hoje diversos moradores vivem em cabanas improvisadas devido à destruição causada pelo terremoto. Mais recentemente, em 2016, o Furacão Matthew deixou 100 mortos no país.


A ação


A convite do Unicesumar fomos para o Haiti juntos com os estudantes de medicina da instituição e médicos voluntários para ajudar a comunidade Haitiana.

Em nossas ações sociais visitamos 6 orfanatos, um hospital e um projeto de alfabetização de adultos. Nesses locais foram realizados exames oftalmológicos e doações de óculos de grau por parte da equipe da Renovatio, e o time da Unicesumar ofereceu o atendimento clínico médico possível dentro das condições do local.

“Observar de perto essa realidade de desigualdade social e diferenças de classes me trouxe uma série de questionamentos. Dentre eles sobre o estrago que um ser humano é capaz de fazer com outros seres humanos. E também me trouxe uma certeza: mais do que nunca, hoje eu defendo que o futuro de todos nós, seres humanos, sempre dependeu e dependerá da empatia.”

Pedro Ivo, Diretor Comercial da Renovatio


Confira as fotos da viagem humanitária da ONG Renovatio ao Haiti:




Referências:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/furacao-matthew-deixou-mais-de-100-mortos-no-haiti.html

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/america-latina/saiba-mais-sobre-o-haiti-o-pais-mais-pobre-da-america-latina,0c08be76fb2ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

0 visualização

Somos uma organização social

sem fins lucrativos, que visa trazer

saúde visual e doação de óculos de

grau para aqueles que mais precisam.

E-mail: contato@renovatio.org.br

Telefone: (11) 96373-4004

Endereço: ​Alameda Sarutaiá, 214

Jardim Paulista - São Paulo SP

01403-010

Entre em contato

Todos os direitos reservados a Renovatio - 2019