Em parceria com a Unicesumar participamos do programa “Educação que Transforma”, que dessa vez levou médicos e voluntários para o Haiti.
Antes de mais nada, é bom entendermos qual a situação atual do Haiti, que é considerado um dos países mais pobres do mundo, e o mais pobre da América Latina:
O Haiti
O Haiti é um país em estado de calamidade. 80% da sua população vive em situação
de pobreza, com menos de US$2,00 por dia, além de diversos problemas sociais ligados à miséria e falta de educação, como a forte presença do narcotráfico, que corrompeu não apenas a força policial mas também o sistema judicial do país.
Quando falamos de Haiti também é importante lembrarmos que em janeiro de 2010 um terremoto devastou o país destruindo metade da sua capital, Porto Príncipe, e deixando cerca de 220 mil mortos e 1 milhão de sobreviventes sem abrigo - até hoje diversos moradores vivem em cabanas improvisadas devido à destruição causada pelo terremoto. Mais recentemente, em 2016, o Furacão Matthew deixou 100 mortos no país.
A ação
A convite do Unicesumar fomos para o Haiti juntos com os estudantes de medicina da instituição e médicos voluntários para ajudar a comunidade Haitiana.
Em nossas ações sociais visitamos 6 orfanatos, um hospital e um projeto de alfabetização de adultos. Nesses locais foram realizados exames oftalmológicos e doações de óculos de grau por parte da equipe da Renovatio, e o time da Unicesumar ofereceu o atendimento clínico médico possível dentro das condições do local.
“Observar de perto essa realidade de desigualdade social e diferenças de classes me trouxe uma série de questionamentos. Dentre eles sobre o estrago que um ser humano é capaz de fazer com outros seres humanos. E também me trouxe uma certeza: mais do que nunca, hoje eu defendo que o futuro de todos nós, seres humanos, sempre dependeu e dependerá da empatia.”
Pedro Ivo, Diretor Comercial da Renovatio
Confira as fotos da viagem humanitária da ONG Renovatio ao Haiti:
Referências:
Comments