top of page
  • Renovatio

Renovatio em Tocantins

A @ong.renovatio e a @verbemoculos, em parceria com a @onedollarglasses e com o programa Heart for Children, levou acesso à saúde visual para a comunidade, em um contexto em que 71% dos municípios do Brasil não possuem médico oftalmologista.

 

Tocantins


A Comunidade Quilombola Barra do Aroeira está localizada no município de Santa Tereza do Tocantins. A comunidade reúne 174 famílias em situação de vulnerabilidade social, com muitas crianças, e está localizado exatamente na entrada do Deserto do Jalapão e Unidade de Conservação Ambiental com mais de 34 mil quilômetros de área desertificada.


Quilombo ou mocambo é o nome dado às comunidades formadas principalmente por remanescentes de fugitivos da escravidão no Brasil e remonta ao período colonial.


A ação


No mês de Outubro na comunidade Quilombola Barra do Aroeira, Tocantins, concluímos mais uma ação que levou acesso e cuidou das pessoas que mais precisam.


Foram centenas de crianças, de famílias ... de vidas alcançadas, ao todo foram realizados 200 triagens, 156 exames oftalmológicos e 77 óculos doados.


Além do @ralftoenjes, fundador da Renovatio, tivemos @marcusvbarao, @victorh_marques, @kaua__marx e @josefslusny do nosso time conosco. A @dra.carolinemello foi nossa médica voluntária (e foi brilhante) e ainda contamos com o grande @renatostockler e do PC para o registro sensível e profundo de tudo isso!


Pudemos contar com o apoio incondicional do @gustavohgama, @pedroreis_br e de toda a sua equipe, representando o Governo do Estado do Tocantins. Além do nosso time de voluntários liderados pelos queridos @cesarr.as e @beatrizzneri da @tocantinsjunior .


“Mayara é uma menina que adora ler e estudar. Nascida na Comunidade Quilombola da Barra do Aroeira, ela passou a encontrar na saúde visual, uma barreira para seguir sua paixão pela leitura, avançar nos estudos na escola e colaborar nas tarefas domésticas. Ela mora na zona rural e sua família vive do que produz. Infelizmente, Mayara já lutava para contribuir. Apesar de tantos desafios, ela sempre sorria e quando colocava os óculos corria para ler seu livro preferido, agora sem dificuldade. Antes de partirmos, Mayara partilhou conosco o seu novo sonho: “Quero ser médica e cuidar das pessoas como o médico que cuidou de mim.”

Ralf Toenjes - CEO VerBem e Renovatio



Confira as fotos da viagem humanitária da ONG Renovatio em Tocantins:




76 visualizações
bottom of page